Kits de Governança de TI
Tradicionalmente, a tecnologia da informação – TI era considerada um mero centro de custo que não agregava valor para a organização. Com a evolução das aplicações, os avanços tecnológicos e a maior dependência da área de TI, essa visão mudou e cada vez mais as organizações se movem no sentido de alinhar os resultados de TI aos objetivos estratégicos e de negócio.
No setor público, com o objetivo de mensurar os resultados de TI, o Tribunal de Contas da União – TCU teve a iniciativa de instituir o índice de governança de TI (iGovTI), calculado em função de respostas a questionários de avaliação enviados às organizações a cada dois anos. A partir do cálculo do IGovTI as organizações são agrupadas em três níveis:
iGovTI-TCU < 0,40: | baixa maturidade em TI |
iGovTI-TCU entre 0,40 e 0,59: | maturidade intermediária |
iGovTI-TCU > 0,59: | estágio aprimorado |
Nesse contexto, o Acórdão TCU nº 3051/2014 trata de auditorias de TI realizadas em diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e faz recomendações diversas para a melhoria dos processos de TI. Posteriormente, o TCU em outros acórdãos, por exemplo, o Acórdão nº 1771/2017, retorna ao tema e sinaliza que a Secretaria do TCU responsável pelas auditorias (Sefti) continuará com os monitoramentos.
Dessa forma, quer por iniciativa própria, quer por determinação do TCU, as organizações públicas federais cada vez mais devem providenciar a melhoria de seus processos de gestão e governança de TI.
Assim, contribuindo com e apoiando iniciativas nesse sentido, a SEST, em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Brasília, elaborou 24 cadernos contendo orientações e material auxiliar para a implantação de processos de TI.
Os cadernos foram agrupados em três kits. O primeiro contempla os processos básicos destinados às organizações com pouca ou nenhuma maturidade em TI. O segundo destina-se às organizações que visam evoluir para o nível de maturidade intermediário. E no terceiro kit estão as orientações relativas à implantação de processos associados ao nível aprimorado de maturidade de TI.
Apresentamos abaixo os Kits e respectivos processos, bem como disponibilizamos a documentação e material de apoio para download.
Kit 1 - Básico
- Catálogo de Sistemas Informatizados (Serviços de TIC)
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- Comitê de TIC
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- Gestão de Pessoas de TIC
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- Plano Diretor de TIC (PDTIC)
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- Portfólio de Projetos e Serviços de TIC
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- Processo de Desenvolvimento de Software
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Kit 2 - Intermediário
- Catálogo de Sistemas Informatizados
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- Contratação de Bens e Serviços de TIC
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- Gestão de Ativos de TIC
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- Gestão de Riscos de Segurança da Informação
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- Gestão de Riscos de TIC
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- Modelagem de Processos de Negócios
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- Processo de Desenvolvimento de Software
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- Processo de Gerenciamento de Incidentes e Problemas
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- Processo de Gerenciamento de Mudanças
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- Gestão de Contratos de TIC
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Kit 3 - Avançado
- Processo de Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TIC
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- Gerenciamento de Projetos de TIC
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- Acompanhamento da Execução do Portfólio de Projetos e Serviços de TIC
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- Comitê de Segurança de TIC
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- Gestão de Pessoas de TIC (Capacitação, Desempenho, Papéis e Responsabilidades)
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- Política de Segurança da Informação e Comunicação
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- Processo de Gerenciamento de Mudanças
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- Processo de Gestão de Contratos de TIC
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